Logotipo Grátis

Logotipo é elemento essencial para disseminação de uma marca.

+ Logotipo Grátis

Logotipo

Quando uma empresa ou serviço inicia a divulgação de sua marca, o primeiro passo é a criação de um logotipo, que é o responsável pela sua disseminação. O logotipo, geralmente, consiste no nome da marca escrito de uma forma diferenciada, com identidade definida através da escolha da fonte, cor, tamanho e formato com as quais sempre será divulgada.

Desta forma, os logotipos ganham formas particulares para disseminar o nome da marca que representam graficamente em diferentes lugares, como em materiais de divulgação, ou seja, as peças publicitárias (folders, cartazes, anúncios, outdoors, entre outros), bem como na fachada da empresa e nos próprios produtos que fabrica. Mas o logo, como também é chamado, é apenas um dos elementos que constitui a marca, sendo que, em muitos casos, ele é o único escolhido para fazer a divulgação.

É possível ainda dizer que os logotipos são as assinaturas institucionais de uma empresa ou serviço. Por isso, o logo precisa ser utilizado sempre com o mesmo padrão visual para ser reconhecido onde quer que ele esteja, permitindo que a marca da empresa seja reconhecida e, por consequência, melhor divulgada.

Logotipo

No entanto, não é apenas a criatividade que deve nortear a criação de um logotipo. Além de original, ele deve seguir algumas regras básicas para obter maior sucesso e reconhecimento. Entre elas, é importante que a marca seja objetiva e simples, sem muitos detalhes, pois estes podem reduzir a comunicabilidade do logotipo. Desta forma, além de ser difícil reproduzir o logotipo com muitos detalhes, não vai ser fácil para o público memorizá-lo.

Depois de entender o que é logotipo, é importante saber diferenciá-lo da logomarca, que se constitui de uma marca com logotipo acrescentada de um desenho ou imagem. A escolha de um ou de outro vai depender da proposta publicitária de cada empresa. De qualquer forma, depois de ser criada, não é aconselhável a sua troca, a não ser que a própria empresa passe por uma transformação e queira dar nova cara a sua marca. 

Outro elemento que pode constituir uma marca é a letra R grafada em caixa alta dentro de um círculo. Esse símbolo significa marca registrada, sendo utilizada apenas quando o nome da empresa ou serviço é registrado perante as normas legais. A vantagem deste procedimento é que não poderá ser criada uma marca igual a que foi registrada. O slogan também pode fazer parte de uma marca. Neste caso, uma frase é incluída junto à logomarca ou logotipo, definindo uma característica permanente da empresa.

NOVIDADES

Cadastre-se para receber nossas dicas e notícias



As informações aqui contidas são de utilidade pública, não possuímos vínculos com nenhuma das empresas citadas e não nos responsabilizamos por alterações nas condições dos serviços citados.