Logotipo Grátis

Marca registrada garante que logomarca não possa ser copiada por outra empresa.

+ Logotipo Grátis

Marca Registrada

A marca de uma empresa é um dos elementos que mais colaboram para a difusão de uma marca. Além de um produto ou serviço de qualidade, que deve ser oferecido pela empresa, o seu logotipo ou a sua logomarca deve chamar a atenção. Para tanto, precisa ser original e, ao mesmo tempo, simples, para que os consumidores a memorizem e saibam identificá-la, entre tantas outras.

Além disso, caso o empresário deseje que sua marca seja exclusividade de sua empresa, sem que outras se assemelhem a sua logomarca, é aconselhável registrar marca. A marca registrada é considerada um tipo de propriedade intelectual e sua efetividade vai depender do registro concedido pelas autoridades governamentais competentes.

Marca Registrada

Desse modo, o logotipo ou a logomarca de uma empresa é de extrema importância para a realização deste processo. Entra também no registro de uma marca o slogan utilizado pela empresa, mesmo que ele costume aparecer de forma separada da marca. Para registrar a sua marca é necessário o gasto com algumas tarifas, como o pagamento de taxas periódicas, que vão garantir os direitos permanentes do uso de exclusividade de determinada marca.

Em alguns casos, o prazo da marca registrada possui um limite estabelecido, como no caso das patentes. Mesmo assim as marcas e patentes devem ser registradas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). As marcas são classificadas de acordo com 45 classes de marcas existentes, das quais 34 são referentes a produtos e as 11 restantes a serviços. O registro de propriedade industrial tem validade somente no território em que a sua marca ou patente foi registrada. Isto é, se um empresário quiser registrar a marca de sua empresa no âmbito internacional, deverá fazê-la separadamente em cada país.

Já o INPI é uma autarquia federal que está vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Sua criação é regida pelo acordo com a Lei da Propriedade Industrial (Lei nº 9.279/96), a Lei de Software (Lei nº 9.609/98) e a Lei nº 11.484/07. Esta última é responsável por registrar marcas, patentes, além de averbar Contratos de Transferência de Tecnologia e de Franquia empresarial e registrar Programas de Computador, Desenho Industrial, Indicações Geográficas e Topografia de circuitos integrados.

NOVIDADES

Cadastre-se para receber nossas dicas e notícias



As informações aqui contidas são de utilidade pública, não possuímos vínculos com nenhuma das empresas citadas e não nos responsabilizamos por alterações nas condições dos serviços citados.